Cabelos

Cabelos Cacheados – Quem entrou nessa onda?! | Cabelos

Oi, oi genteee!!!

Que os cachos estão com força total nas passarelas, TV, praia, bares… na vida, todo mundo já percebeu, né?!

Cabelos-Cacheados-Com-Mechas-4

 

Foi-se o tempo do cabelo liso, lambido e escorrido (embora eu faça uso de escovas progressivas nos meus) mas, confesso: acho muito bonito quem resolve ousar, sair do convencional e se jogar nas ondas dos cabelos cacheados.

Fica lindo. Faz uma moldura perfeita no rosto. Valoriza o visual. Deixa na moda e da um ar todo descolado.

Os meus eram assim mas há uns 8 anos que deixo eles lisinhos por praticidade e preferência mesmo.

Mas, que da vontade de aderir ao mundo da cacholândia, aaah, isso dá!!! E com turbante então, o arraso que fica?!

cabelos cacheados miss MG Karon Porfiro - turbante

 

Então, vi essa matéria na Marie Claire que eu acho que vocês vão gostar. Tem muitas dicas.

Vamos lá?! Bora ler!!!

Dúvidas sobre cachos? Blogueiras especialistas em cabelo cacheado entregam todas as dicas

Assumir o cabelo cacheado e se libertar da progressiva é o objetivo de muitas mulheres. De olho nisso, consultamos Nina Gabriella, Janaína Vitor e Cinthya Rachel para solucionar as principais questões sobre o assunto. Você vai exibir cachos deslumbrantes!

Nina Gabriella, Youtuber especialista em cabelos cacheados (Foto: Divulgação)

Em tempos de progressiva, muita gente deixou os cachos de lado e passou a adotar fios lisos. A notícia boa é que este cenário vem mudando pouco a pouco, e cada vez mais mulheres têm optado por assumir o cabelo cacheado com toda sua beleza e atitude. As blogueiras Nina Gabriella, Janaína Vitor e Cinthya Rachel são especialistas no assunto. Portanto, recorremos a elas para solucionar todas as dúvidas e te ajudar a desfilar fios perfeitos no dia a dia.

Segundo Janaína, do blog Manual dos Cachos, conhecer e aceitar o seu tipo de cabelo é o maior segredo de todos. “Antes, eu queria que o meu ficasse baixo e sem volume, como se fosse um cabelo liso. Por isso, estava sempre com ele preso ou solto com muito creme”, conta. “Depois que aceitei o frizz e o volume, percebi a beleza que ele tem.”

A seguir, elas entregam suas principais dicas…

Como se libertar da progressiva e assumir o cacho?
Paciência é a dica fundamental das experts. “Toda a extensão do cabelo que foi subtida à química teve a sua estrutura modificada. Então, temos que esperar a raiz crescer aos poucos e cortar o comprimento”, conta Cynthia Rachel, que tem um blog homônimo. Para quem quer se livrar da progressiva de uma vez só, Janaína sugere fazer o “Big Chop”, que corta toda a área quimicamente tratada no ato. Feito isso, é necessário realizar hidratações periódicas e lançar mão de acessórios e penteados que ajudem a encarar a transição de maneira mais divertida.

Janaína Vitor, do blog Manual dos Cachos (Foto: Divulgação)

Qual a melhor maneira de lavar os fios cacheados?
Segundo a Youtuber Nina Gabriella, água gelada e shampoo aplicado apenas na raiz fazem toda a diferença. Por se tratar de um fio mais seco e sensível, é necessário esfregar só o couro cabeludo com muito cuidado e deixar que a espuma escorra pelo comprimento e carregue as impurezas sem agressão. Finalize com o condicionador.

Para quem adora novidades, a técnica low poo também é uma ótima sugestão. Ela incentiva o uso de shampoos sem sulfato, que fazem menos espuma e são menos agressivos.

Pode pentear?
Aqui, a resposta é unânime: pode! Enquanto algumas lançam mão de pentes de dentes largos ou escovas específicas para cachos, a maioria prefere os dedos. Se você fizer parte do primeiro grupo, Nina aconselha começar a desembaraçar das pontas para a raiz, sempre durante o banho. Isso acelera o processo e quebra bem menos. Já para quem penteia os cachos com as mãos, Janaína sugere o processo de “fitagem”, que consiste em separar todo o comprimento em camadas, aplicar uma pequena quantidade de creme, leave-in ou mousse modelador em cada uma delas – da raiz para as pontas – e amassar toda a extensão para definir os cachos e deixá-los mais soltinhos.

Cinthya Rachel, dona do blog que carrega seu próprio nome (Foto: Reprodução Instagram)

Pode secar?
O difusor em temperatura amena pode ser um grande aliado das cacheadas. Ele seca sem deixar a raiz chapada e ainda garante um volume na medida. “Mas o melhor jeito continua sendo ao natural, isso evita o excesso de frizz”, garante Cinthya.

Como prender sem danificar?
Certifique-se de que os fios estejam secos na hora de prendê-los. Feito isso, use sempre elásticos que não tenham emendas e sejam protegidos por algum tecido para evitar quebras e marcações indesejadas.

Qual é o arsenal de produtos indispensáveis?
Máscara hidratante para ser usada sempre antes do condicionador, uma vez na semana; óleo vegetal multiuso para manter a hidratação de fios secos e molhados; e o insubstituível creme para pentear. “Não existe cacho sem ele”, diz Cinthya.

Quais os melhores truques de styling para um cacheado poderoso?
Aplicar ativador de cachos depois do creme de pentear é o truque da Janaína para deixar as pontas mais hidratadas e definidas. “Isso segura os cachos por mais tempo também”, conta. Já Nina recorre sempre ao óleo vegetal depois do creme de pentear. A hidratação é imediata. O óleo funciona também como aliado para soltar a raiz e dar brilho aos fios secos.

Para um up imediato, mudar a risca de divisão também é infalível. E se os fios acordaram sem vida e amassados, aposte em um umidificador de cachos.

Como deixar os cachos definidos?
Além de usar os produtos indispensáveis, é importante se atentar à aplicação. Para não pesar os fios, Cinthya sugere cuidar das mechas individualmente. “Não adianta pegar uma quantidade grande e aplicar de uma só vez”, explica. Dose aos poucos, até conseguir o efeito desejado.

Nina Gabriella exibe fios platinados, que exigem cuidados redobrados (Foto: Divulgação)

Quais erros evitar?
Lavar com muita frequência é, sem dúvida, um dos maiores equívocos. “O cabelo cacheado é mais ressecado por natureza, pois a oleosidade produzida no couro cabeludo demora a alcançar as pontas”, explica Nina. “Se lavamos duas ou três vezes na semana, além de retirarmos o pouco óleo produzido, não damos tempo suficiente para que ele alcance todo o comprimento e reduza o ressecamento.” Usar somente máscara e deixar o condicionador de lado é outro grande erro. É ele o responsável por fechar as cutículas e manter todas as propriedades do creme hidratante dentro do fio.

Pentear os fios secos, esfregar a toalha para secar, aplicar shampoo diretamente nas pontas, cortar reto e secar a raiz para deixá-la sem volume fazem a lista de ciladas crescer.

Quais cuidados tomar quando se quer mudar a cor dos cachos?
Por se tratar de um fio naturalmente ressecado, é preciso redobrar a atenção. “Faça um teste de mecha para ter a certeza de que a estrutura do fio não será modificada a ponto de afetar a saúde do cabelo”, ensina Nina, dona de cachos platinados. “Hidratações, nutrições e reconstruções, a partir desse momento, passam a fazer parte da rotina de tratamento.” Cinthya alerta ainda que o clareamento precisa ser gradual. “Caso contrário, o fio pode perder massa e ganhar um aspecto alisado”, conta.

 

Então é isso gente.

Espero que vocês tenham curtido o post de hoje e se você tem cabelo cacheado, pensa em ter ou quiser só deixar um OIII, sinta-se em casa! ♥

Bjo, bjo!!!

0

Deixe seu comentário